Montaria S. Martinho - Uma montaria com tradição!

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Foi na última 3ª feira que levámos a cabo a nossa 6ª Montaria da época 2015/2016... A histórica mancha de São Martinho.

Pelas 7.45h já a maioria dos monteiros (num total de 33) se encontravam no Monte de Bordalos, gentilmente cedido pela família Góis.

Pequeno-almoço farto e de qualidade foi aconchegando o estômago de todos, numa manhã fresca mas que prometia bom tempo.

Devido ao atraso de 3 companheiros, o sorteio atrasou-se um pouco tendo começado por volta das 9.30h. Eram 10.15h saíam as armadas para a mancha que distava dali 4km.

A solta deu-se pelas 11h tendo-se ouvido alguns tiros ainda antes.

Na primeira hora de montaria os tiros foram-se ouvindo com boa cadência e espalhados pela mancha. Alguns tiros rápidos indicavam alguns falhanços, o que se veio a verificar no fim.

Infelizmente a presença de vacas bravas, que teriam entrado durante a noite na mancha, limitou o trabalho das matilhas numa zona forte de encames e onde os cães faziam muita falta. Apesar dos esforços da organização, só passado 1 hora se conseguiu afastar os cães das vacas e voltar à montaria.

Ainda se ouviram mais tiros até ao fim da montaria, mas temos noção que a mancha já não terá sido caçada como planeado.

90 tiros foram contados até ao fim da montaria que se deu por volta das 14h, estando todos os monteiros a almoçar pelas 14.30h.

A Recolha difícil devido ao terreno dobrado e bastante molhado que provocou alguns "atascansos", só permitiu o quadro de caça com a entrada da noite.

De salientar e aplaudir o comportamento de todos os Monteiros, que aguardaram galhardamente pela formação do quadro de caça. Sem dúvida a prova que quem nos acompanha gosta e teima em manter as tradições. O nosso muito obrigado!

Os 33 postos abateram 25 javalis de muito bom tamanho, onde se apresentaram 3 navalheiros (2 muito bons). Este resultado poderia ter sido maior, pois foram avistados por vários postos algumas varas de javalis que apesar de um ou outro susto de tiro, escaparam-se incólumes.

Um agradecimento especial ao José António Silveira, mais conhecido pelo "Berras", por conceder-nos a honra de organizar esta montaria em parceria com ele. Sem dúvida, ele foi o grande responsável pelo excelente dia de caça que todos tivemos.

Até dia 12!

Saudações Monteiras....

PS: Para ver as fotos deste dia de Montaria, clique aqui...